O South by Southwest (SXSW) é um dos festivais mais importantes de tecnologia e economia criativa do mundo. Realizado na cidade de Austin, no Texas, o evento ocorreu durante março deste ano, entretendo o público com palestras, shows e diversas atrações. Seu maior destaque é a oportunidade de reunir empreendedores, investidores e líderes de grandes empresas e personalidades do cinema e da música. Apenas para dar alguns exemplos, o festival já foi palco de lançamentos de companhias como Twitter, Uber e AirBnB.

Há alguns anos, a relevância internacional que o SXSW proporciona tornou o festival inevitável para empreendedores brasileiros engajados com inovação. Márcia Nejaim, diretora de negócios da Apex-Brasil, afirma que o SXSW é o mais importante encontro de mentes criativas do mundo. “Há uma diversidade enorme de assuntos. As pessoas vão lá para discutir soluções que ainda não foram desenvolvidas para problemas que sequer existem”, diz.

É importante para o Brasil e para os brasileiros estarem presentes em eventos desse porte. É neste ambiente onde empreendedores de todo o mundo vão para discutir e criar futuras tendências e o jeito criativo do povo brasileiro é algo que chama a atenção do mundo todo. Além disso, é uma ótima oportunidade para fechar negócios com clientes e investidores de fora.

Confira a seguir, alguns motivos listados pela Apex-Brasil para o empreendedor brasileiro ir ao SXSW:

1. Obter conhecimento

Segundo Márcia, a principal vantagem do SXSW é o compartilhamento de conhecimento. “Poder passar diversos dias discutindo inovação e grandes ideias com pesquisadores e especialistas do mundo inteiro é uma experiência que não tem preço.”

2. Exposição

Outra vantagem apontada pela diretora de negócios da Apex-Brasil é a oportunidade de mostrar o potencial brasileiro mundo afora. “Eu acho que a gente tem que usar o festival para posicionar o Brasil como um país criativo e exportador de grandes ideias. É nosso papel divulgar os produtos, as empresas e os profissionais que podem atender soluções para problemas de todos os países.”

3. Fazer negócios

Dentro dessa linha de pensamento, Márcia não hesita em dizer: o SXSW é uma oportunidade e tanto para o empreendedor fazer negócio. “Há quem vai para aprender, mas, hoje, a grande maioria vai para receber investimento, vender seus produtos. Enfim, fazer negócios.”

4. Diferencial para o mercado interno

Outro ponto positivo do evento é criar um diferencial no mercado brasileiro. “Por mais que a empresa não tenha fechado contratos fora do país, o empreendedor adquire uma expertise que poucos empresários brasileiros têm. Há tanto conhecimento no SXSW que é muito difícil não transformar isso em um diferencial.”

5. Perfil empreendedor

Mesmo destacando a importância de um evento como o SXSW, o empreendedor deve tomar cuidado para não investir recursos desnecessários. Por exemplo, se a sua empresa não visa mercados externos ou sua equipe não sabe falar inglês, não há porque levar o seu negócio ao festival. “A sua empresa tem o perfil para um evento do porte do SXSW? Como ela apresenta seus produtos e serviços? Ela tem alguma estratégia internacional?”, afirma Márcia. “Tudo precisa ser avaliado.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here