As ferramentas aumentam o acesso à informação de qualidade e tornam a vida de empresas e pacientes mais prática.
Apesar de ser uma ferramenta em ascensão, grande parte das instituições de saúde resistem em adotar estratégias de marketing digital. Entretanto, essas técnicas têm otimizado a demanda de oferta e procura entre as necessidades dos pacientes com os serviços de medicina existentes.
Para o organizador da Startup Health e CEO da Salvus, Maristone Gomes, a vantagem do digital é a mensuração:
“O principal benefício que o marketing digital entrega aos negócios é a sua qualidade em quantificar o retorno sobre o investimento.”
Vantagens do marketing digital para empresas de saúde
É importante que os benefícios de planejar uma estratégia de marketing na área da saúde sejam entendidos pelos profissionais de saúde — uma oportunidade relativamente nova de investimento a ser explorado. A seguir, algumas razões para fazer isso:
-
Oferecer informação de qualidade às pessoas
A distribuição de informação pode ajudar na prevenção de problemas graves e contribuir para a prevenção de doenças. Tendo em vista que boa parte do marketing digital é feita via criação de conteúdo (posts para blogs, vídeos, e-books, planilhas, posts de redes sociais, etc), é possível ajudar muitas pessoas, mesmo que elas não se tornem seus pacientes.
-
Conscientizar sobre a importância dos profissionais da saúde
É comum as pessoas consultarem a internet para tirar dúvidas e resolver problemas sobre saúde, resultando muitas vezes na assimilação de informações equivocadas. Um conteúdo produzido por profissionais de saúde pode mostrar a importância de marcar uma consulta para tratar de casos específicos, contribuindo para a conscientização de pacientes sobre o risco da automedicação.
-
Conquistar novos pacientes
Quem já consome e confia no seu conteúdo, pode potencialmente se tornar seu paciente. Ou então, a pessoa que acompanha seu conteúdo conhece alguém que precisa da sua especialidade.
-
Fidelizar pacientes e suas consultas
Uma boa estratégia de marketing pode ser a chave para manter o retorno e o contato com os pacientes. Isso pode ser adquirido por meio de atualizações sobre tratamentos e dicas de saúde.
Saúde tem limitações legais
Lembre-se que o planejamento da sua estratégia de marketing deve estar dentro das limitações legais do marketing na área da saúde. Ou seja, não adianta criar a melhor estratégia de marketing para um serviço de saúde se ela vai desacatar os limites definidos pelos órgãos que regulamentam essa atividade.
O Conselho Federal de Medicina, por exemplo, proíbe o médico, de, “na relação com a imprensa, na participação em eventos e no uso das redes sociais (…) divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço”. Outra restrição, que é reforçada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), condena a prática e a divulgação de tratamento a distância.
Esperamos que essas dicas ajudem você a investir melhor em marketing digital, sempre atentos às regras específicas do mercado de saúde.
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba atualizações no seu e-mail.