Desde o início da pandemia da Covid-19, cerca de três milhões de pessoas ficaram desempregadas. De acordo com a mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Covid-19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana de julho a taxa de desocupação chegou a 13,7%: 3,1 milhões no Nordeste.

Apesar destes números, 40 das atividades tiveram saldo positivo quanto à geração de empregos formais para profissionais de nível superior e médio. Boa parte delas, em setores como tecnologia e saúde. Em Pernambuco, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), houve o crescimento, nos últimos 18 meses, de pelo menos 15 atividades referentes a estas áreas quanto ao nível superior. Quando a questão é o nível médio, oito.

De acordo com o consultor Felipe Mançano, sócio do Grow Consulting Group, quanto à questão do segmento de saúde, ele credita à pandemia. “Ela trouxe elevação da quantidade de pessoas contratadas para dar vazão ao que estava acontecendo no estado. Houve grande investimento em número de leitos e, consequentemente, de pessoas para operá-lo. Quanto à relação com a vocação de Pernambuco como polo médico para a região Nordeste, acho que isto só acontece a partir de agora”, afirma.

Quanto ao setor de tecnologia, especialistas pontuam que o ecossistema local já é robusto. Além disso, durante a pandemia, a transformação digital passou de planejamento à realidade. O presidente da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (Sucesu-PE), Romero Guimarães, afirmou que a está, inclusive, realizando programas para formação de jovens na área de reciclagem de computadores, economia circular e formação em desenvolvimento de software. “A partir de setembro deveremos começar a atuar com esse programa. Estamos, inclusive, montando um banco de vagas para divulgar à sociedade. Além disso, fazemos encontros para mobilizar a sociedade quanto à transformação digital e economia 5.0”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here