Funding é o nome utilizado para captação de recursos em investimentos. É uma estratégia inteligente adotada por empresas que pretendem impulsionar o seu negócio no mercado. Esse levantamento de recursos requer um planejamento prévio, pois é preciso que a empresa entenda que tipo de investimento é o mais adequado para a sua situação e qual estratégia é a melhor para ser adotada na procura do investidor ideal.

Assim como cada tipo de investidor possui uma forma diferente de contribuir para o seu negócio, existem diferentes tipos de funding que podem ser utilizados de acordo com a situação de cada empresa que pretende adotar esta estratégia. A seguir, confira algumas modalidades de funding:

FUNDING POR MEIO DE ÓRGÃOS E AGÊNCIAS DE FOMENTO

Existe uma boa quantidade de dinheiro que pode ser garantido através de editais para empresas que pretendem captar recursos. No entanto, acompanhar esses editais requer um certo esforço e tempo para verificar quais oportunidades são relevantes para o seu negócio.  Um exemplo de investidor deste tipo são o BRDE, a FINEP e o BNDES.

ACELERAÇÃO DE PROJETOS POR VENTURE CAPITAL E PRIVATE EQUITY

O Venture Capital, é uma modalidade mais recomendada e sustentável para empresas que se encontram na em fase inicial. É comum nessa modalidade a participação de investidores na hora de tomar decisões.

Por outro lado, o Private Equity busca empresas em transição para o amadurecimento, consolidando, expandindo ou até mesmo reestruturação de seus negócios. Por ser direcionado para empresas que já lidam com o crescimento, o Private Equity direciona seus fundos para aspectos principalmente para questões operacionais ou de reestruturação financeira.

Por se tratarem de financiamento de terceiros, é importante ressaltar que a relação da inovação tem um caráter menos científico e mais econômico em ambos os casos. Portanto, é uma opção de alto risco de investimento, que exige uma gestão alinhada por ser resultado de um grande fundo de investimentos.

FUNDING DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DO INVESTIDOR ANJO

O investidor anjo é uma pessoa física que, geralmente, parte de uma carreira sólida de sucesso em seus empreendimentos. Nessa relação, o investimento ou funding das estratégias de inovação ganha um caráter mais consultivo.

Com seu próprio capital, o investidor anjo oferece os seus conhecimentos na área em que sua empresa atua. Seu trabalho é identificar o potencial de empresas em crescimento (startups) e procurar aplicações de alto retorno. O principal objetivo para o investidor anjo é que o seu negócio atinja o sucesso esperado.

ACELERADORAS, UMA NOVA MODALIDADE DE INCUBADORAS DE STARTUPS

O foco das aceleradoras está em startups que buscam apoio financeiro. As equipes das aceleradoras oferecem serviços de consultoria, espaço de trabalho coworking, e treinamento para as empresas em potencial selecionada

as aceleradoras são uma opção indicada para alavancar os projetos de inovação de uma empresa, independente do seu nível de avanço.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here