marketing digital para saúde

As ferramentas aumentam o acesso à informação de qualidade e tornam a vida de empresas e pacientes mais prática.

 

Apesar de ser uma ferramenta em ascensão, grande parte das instituições de saúde resistem em adotar estratégias de marketing digital. Entretanto, essas técnicas têm otimizado a demanda de oferta e procura entre as necessidades dos pacientes com os serviços de medicina existentes.

Para o organizador da Startup Health e CEO da Salvus, Maristone Gomes, a vantagem do digital é a mensuração:

“O principal benefício que o marketing digital entrega aos negócios é a sua qualidade em quantificar o retorno sobre o investimento.”

 

Vantagens do marketing digital para empresas de saúde

É importante que os benefícios de planejar uma estratégia de marketing na área da saúde sejam entendidos pelos profissionais de saúde — uma oportunidade relativamente nova de investimento a ser explorado. A seguir, algumas razões para fazer isso:

 

  1. Oferecer  informação de qualidade às pessoas

A distribuição de informação pode ajudar na prevenção de problemas graves e contribuir para a prevenção de doenças. Tendo em vista que boa parte do marketing digital é feita via criação de conteúdo (posts para blogs, vídeos, e-books, planilhas, posts de redes sociais, etc), é possível ajudar muitas pessoas, mesmo que elas não se tornem seus pacientes.

  1. Conscientizar sobre a importância dos profissionais da saúde

É comum as pessoas consultarem a internet para tirar dúvidas e resolver problemas sobre saúde, resultando muitas vezes na assimilação de informações equivocadas. Um conteúdo produzido por profissionais de saúde pode mostrar a importância de marcar uma consulta para tratar de casos específicos, contribuindo para a conscientização de pacientes sobre o risco da automedicação.

  1. Conquistar novos pacientes

Quem já consome e confia no seu conteúdo, pode potencialmente se tornar seu paciente. Ou então, a pessoa que acompanha seu conteúdo conhece alguém que precisa da sua especialidade.

  1. Fidelizar pacientes e suas consultas

Uma boa estratégia de marketing pode ser a chave para manter o retorno e o contato com os pacientes. Isso pode ser adquirido por meio de atualizações sobre tratamentos e dicas de saúde.

marketing digital atua na saúde

Saúde tem limitações legais

Lembre-se que o planejamento da sua estratégia de marketing deve estar dentro das limitações legais do marketing na área da saúde. Ou seja, não adianta criar a melhor estratégia de marketing para um serviço de saúde se ela vai desacatar os limites definidos pelos órgãos que regulamentam essa atividade.

O Conselho Federal de Medicina, por exemplo, proíbe o médico, de, “na relação com a imprensa, na participação em eventos e no uso das redes sociais (…) divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço”.  Outra restrição, que é reforçada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), condena a prática e a divulgação de tratamento a distância.

Esperamos que essas dicas ajudem você a investir melhor em marketing digital, sempre atentos às regras específicas do mercado de saúde.  

 

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba atualizações no seu e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here